Pular para o conteúdo principal

Como puxar o preço das criptomoedas dentro do Google Sheets


Hoje começarei a escrever uma serie de pequenos artigos demonstrando como extrair informações das exchanges de criptomoedas.

Bom, a muito tempo uso um add-ons no Google Sheets chamado CryptoFinance, que consegue puxar os preços de TODAS as criptomoedas que estão no CoinMarketCap e também o preço diretamente nas principais exchanges.

Usando uma sintaxe super simples, se consegue extrair o preço de qualquer criptomoeda ou token. Usando a formula =CRYPTOFINANCE("ETH/BTC") se consegue puxar o preço do Ethereum em Bitcoin por exemplo. Mudando o "BTC" para "USD" se puxa o preço em Dolar, "BRL" se consegue o preço em Real e até se consegue puxar o preço do Ethereum por exemplo em relação a qualquer outra criptomoeda. Quanto custa o Ethereum em Dogecoin? Basta colocar na formula "ETH/DOGE".

Ou seja é um add-on indispensável para se acompanhar o portfólio de criptomoedas em uma planilha, mas hoje, dia 19 de outubro o Coinmarketcap resolveu barrar os IPs do servidores Google que puxam dados diretamente do Coinmarketcap como é o caso do add-on CryptoFinance e surgiu um boato que o Coinmarketcap iria estar barrando o Google Sheets de puxar dados do Coinmarketcap definitivamente.

Entrando no site do CryptoFinance, o pessoal lá já está preparado para isso e então construiram um proxy para acessar o Coinmarketcap indiretamente, mas no momento eles estão cobrando uma taxa de $10,00 USD mensal, para oferecer o serviço de forma ininterrupta, o que considero muito caro.

Por isso decidi pesquisar uma solução, até que encontrei um ótimo video no YouTube explicando como usar a API das exchanges para puxar dados das mesmas. Ao final da série divulgarei o video que achei.

A solução é criar um script dentro do Google Sheets, para acessar, vá ao menu "Ferramentas" (Tools) e clique em "Editor de script" (Script editor) como mostra a imagem:



Esse editor de script usa a linguagem de programação Google Apps Script, que é baseada em JavaScript, se você não faz ideia do se trata "linguagens de programação", não se assuste e me acompanha que você entenderá perfeitamente o básico para extrair algumas informações úteis das exchanges. Se você somente precisa extrair o ultimo preço das exchanges, ao final de cada parte deixarei o código completo para você acessar o ultimo preço de qualquer criptomoeda das exchanges que uso!

Após clicar em "Script editor", uma nova aba no navegador irá abrir com o editor de scripts:



Bom, para você entender o processo, terá que saber como testar as suas buscas nas APIs das exchanges e terá que associar estas buscas nas exchanges a uma variável. Para isso escreva esta linha entre as chaves {}:
 var url = "https://www.mercadobitcoin.net/api/BTC/ticker";  
Está linha irá associar o link acima a variável "url" que é uma string. Agora vamos escrever uma linha de código para criarmos um log, onde você poderá revisar o resultado das variáveis que você estiver trabalhando:
 Logger.log(url);  
O que a linha acima faz é gravar um log da impressão da string "url" Assim deverá ficar o seu código:
Para testar o seu código salve, usando "Ctrl+S", nomeie o arquivo a ser salvo e clique no "Play":
Clicando em "Play" o editor vai compilar o código. Para verificar o log, clique no menu "View" e então em "Logs":
 O editor vai exibir o log em uma janela, como mostra a imagem:
O conteúdo da variável "url" é exibido.

Por enquanto é isso, nos próximos dias estarei postando como criar os scripts para acessar cada uma das exchanges MercadoBitcoin, Poloniex, Bittrex, Binance, Kucoin, Coinexchange, Cryptopia e HitBTC.

Meu blog http://assuntotecnologia.com.br  

Meu Steemit https://steemit.com/@assuntotech  

Twitter https://twitter.com/AssuntoT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra de hashrate BCH continua

Olhando para esta imagem:


Claramente o vencedor é o Bitcoin ABC, não é mesmo?

Neste exato momento (13:36 - (BRST), UTC -2) o BCHABC está 32 blocos na frente, o hashrate do BCHABC também esteve sempre maior que o BCHSV.

Segundo Jimmy Song, desenvolvedor do Bitcoin, as duas facções estão queimando dinheiro, aproximadamente $500 mil por dia.

Em twitters de Craig Wright e Calvin Arye (financiador de coingeek.com), a guerra continua.

Craig afirma em twitter que não haverá duas blockchains do BCH, que não existira o "ABC" e que isso levará meses.

Pesquisando um pouco no reddit achei esta mensagem, demonstrando que o BCHSV ainda tem chances de vencer.

Segundo esta mensagem devemos levar em consideração que o acumulado da prova de trabalho (Accumulated log2(PoW)) entre as duas facções é praticamente o mesmo. Consultando o site https://forkmonitor.info/nodes/bch.

Bitcoin ABC - Accumulated log2(PoW): 87.725776Bitcoin SV - Accumulated log2(PoW): 87.724383 Bom, na superfície, me parece …

Trybe.one a rede social que não consegui testar

Primeira péssima impressão que tive dessa plataforma, bom parece que foi programada por iniciantes em programação.

Fiz meu cadastro normalmente, mas o usuário aqui (eu) cometeu um erro, coloquei um email não existente no cadastro.

No momento do cadastro o formulário não pediu para confirmar o email, deveria ter tomado esse cuidado, pois para logar no site pela primeira vez, antes se deve responder a um email enviado pela plataforma.

Bom, segundo erro, o site não permite fazer um primeiro acesso sem antes ter que confirmar o email enviado pela a plataforma.

Ao digitar usuário e senha o site informa que para logar deve confirmar o email enviado para o email de cadastro.

Cliquei no link "click here to resend it" para enviar o email de confirmação novamente, mas meu email de cadastro está errado?!?

Neste momento o site deveria ter verificado que fiz pedido de reenvio de email e ainda não confirmei recebimento e estou tentando me logar novamente, então o site deveria ter cancela…

O que é short selling e short squeeze?

Fazer um short selling em uma ação ou Bitcoin, nada mais é que uma aposta, você está apostando que o preço de um ativo caia, então você vende este ativo e quando o preço cair o suficiente você recomprar a mesma quantidade do ativo a um preço mais barato.

Simples assim, mas existe vários cenários que você pode executar o short selling:
Possuo o ativo Vamos supor que você tenha 1 Bitcoin e acredita fielmente que o preço vai para 3 mil USD, então você vende o seu Bitcoin por 6 mil USD, você terá um saldo de 6 mil USD em conta. Passado algum tempo, você estava certo e o preço caiu para os 3 mil USD então você recompra o seu 1 Bitcoin por 3 mil USD. Agora você terá 1 BTC mais 3 mil USD em conta, ou seja você obteve na operação um lucro de 50%.

Agora vamos supor que você venda 1 BTC por 6 mil USD para recomprar por 3 mil USD e o preço da uma guinada e dispara para os 7 mil, para não perder uma possessível super valorização do Bitcoin você recompra os seus 6 mil USD a 7 mil USD, antes, vo…