Pular para o conteúdo principal

Como puxar o preço das criptomoedas dentro do Google Sheets


Hoje começarei a escrever uma serie de pequenos artigos demonstrando como extrair informações das exchanges de criptomoedas.

Bom, a muito tempo uso um add-ons no Google Sheets chamado CryptoFinance, que consegue puxar os preços de TODAS as criptomoedas que estão no CoinMarketCap e também o preço diretamente nas principais exchanges.

Usando uma sintaxe super simples, se consegue extrair o preço de qualquer criptomoeda ou token. Usando a formula =CRYPTOFINANCE("ETH/BTC") se consegue puxar o preço do Ethereum em Bitcoin por exemplo. Mudando o "BTC" para "USD" se puxa o preço em Dolar, "BRL" se consegue o preço em Real e até se consegue puxar o preço do Ethereum por exemplo em relação a qualquer outra criptomoeda. Quanto custa o Ethereum em Dogecoin? Basta colocar na formula "ETH/DOGE".

Ou seja é um add-on indispensável para se acompanhar o portfólio de criptomoedas em uma planilha, mas hoje, dia 19 de outubro o Coinmarketcap resolveu barrar os IPs do servidores Google que puxam dados diretamente do Coinmarketcap como é o caso do add-on CryptoFinance e surgiu um boato que o Coinmarketcap iria estar barrando o Google Sheets de puxar dados do Coinmarketcap definitivamente.

Entrando no site do CryptoFinance, o pessoal lá já está preparado para isso e então construiram um proxy para acessar o Coinmarketcap indiretamente, mas no momento eles estão cobrando uma taxa de $10,00 USD mensal, para oferecer o serviço de forma ininterrupta, o que considero muito caro.

Por isso decidi pesquisar uma solução, até que encontrei um ótimo video no YouTube explicando como usar a API das exchanges para puxar dados das mesmas. Ao final da série divulgarei o video que achei.

A solução é criar um script dentro do Google Sheets, para acessar, vá ao menu "Ferramentas" (Tools) e clique em "Editor de script" (Script editor) como mostra a imagem:



Esse editor de script usa a linguagem de programação Google Apps Script, que é baseada em JavaScript, se você não faz ideia do se trata "linguagens de programação", não se assuste e me acompanha que você entenderá perfeitamente o básico para extrair algumas informações úteis das exchanges. Se você somente precisa extrair o ultimo preço das exchanges, ao final de cada parte deixarei o código completo para você acessar o ultimo preço de qualquer criptomoeda das exchanges que uso!

Após clicar em "Script editor", uma nova aba no navegador irá abrir com o editor de scripts:



Bom, para você entender o processo, terá que saber como testar as suas buscas nas APIs das exchanges e terá que associar estas buscas nas exchanges a uma variável. Para isso escreva esta linha entre as chaves {}:
 var url = "https://www.mercadobitcoin.net/api/BTC/ticker";  
Está linha irá associar o link acima a variável "url" que é uma string. Agora vamos escrever uma linha de código para criarmos um log, onde você poderá revisar o resultado das variáveis que você estiver trabalhando:
 Logger.log(url);  
O que a linha acima faz é gravar um log da impressão da string "url" Assim deverá ficar o seu código:
Para testar o seu código salve, usando "Ctrl+S", nomeie o arquivo a ser salvo e clique no "Play":
Clicando em "Play" o editor vai compilar o código. Para verificar o log, clique no menu "View" e então em "Logs":
 O editor vai exibir o log em uma janela, como mostra a imagem:
O conteúdo da variável "url" é exibido.

Por enquanto é isso, nos próximos dias estarei postando como criar os scripts para acessar cada uma das exchanges MercadoBitcoin, Poloniex, Bittrex, Binance, Kucoin, Coinexchange, Cryptopia e HitBTC.

Meu blog http://assuntotecnologia.com.br  

Meu Steemit https://steemit.com/@assuntotech  

Twitter https://twitter.com/AssuntoT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é short selling e short squeeze?

Fazer um short selling em uma ação ou Bitcoin, nada mais é que uma aposta, você está apostando que o preço de um ativo caia, então você vende este ativo e quando o preço cair o suficiente você recomprar a mesma quantidade do ativo a um preço mais barato.

Simples assim, mas existe vários cenários que você pode executar o short selling:
Possuo o ativo Vamos supor que você tenha 1 Bitcoin e acredita fielmente que o preço vai para 3 mil USD, então você vende o seu Bitcoin por 6 mil USD, você terá um saldo de 6 mil USD em conta. Passado algum tempo, você estava certo e o preço caiu para os 3 mil USD então você recompra o seu 1 Bitcoin por 3 mil USD. Agora você terá 1 BTC mais 3 mil USD em conta, ou seja você obteve na operação um lucro de 50%.

Agora vamos supor que você venda 1 BTC por 6 mil USD para recomprar por 3 mil USD e o preço da uma guinada e dispara para os 7 mil, para não perder uma possessível super valorização do Bitcoin você recompra os seus 6 mil USD a 7 mil USD, antes, vo…

Trybe.one a rede social que não consegui testar

Primeira péssima impressão que tive dessa plataforma, bom parece que foi programada por iniciantes em programação.

Fiz meu cadastro normalmente, mas o usuário aqui (eu) cometeu um erro, coloquei um email não existente no cadastro.

No momento do cadastro o formulário não pediu para confirmar o email, deveria ter tomado esse cuidado, pois para logar no site pela primeira vez, antes se deve responder a um email enviado pela plataforma.

Bom, segundo erro, o site não permite fazer um primeiro acesso sem antes ter que confirmar o email enviado pela a plataforma.

Ao digitar usuário e senha o site informa que para logar deve confirmar o email enviado para o email de cadastro.

Cliquei no link "click here to resend it" para enviar o email de confirmação novamente, mas meu email de cadastro está errado?!?

Neste momento o site deveria ter verificado que fiz pedido de reenvio de email e ainda não confirmei recebimento e estou tentando me logar novamente, então o site deveria ter cancela…

Primeira experiência com a nova moeda Bitcoin

Um pouco do que aprendi e um pouco da experiência quando usei o Bitcoin pela primeira vez.

Bom, comecei por instalar o app bitcoin para Android, neste caso esse app é como se fosse uma carteira (wallet). O app que instalei é o Bitcoin Wallet por Bitcoin Wallet developers. Tem outros disponíveis.

Link do Bitcoin Wallet no Google Play.

O Bitcoin é uma cripto-moeda, ou seja uma moeda criptografada, não quero entrar em detalhes sobre a tecnologia que está por traz disso, mas essa cripto-moeda no caso Bitcoin, é código aberto, ou seja qualquer um pode ver alterar e contribuir para o desenvolvimento dessa moeda.

Ao contrário do FED (Federal Reserve) nos Estados Unidos e do Banco Central do Brasil, o Bitcoin é uma moeda descentralizada, que funciona através de nós espalhados pela internet, onde cada nó contém todas as transações efetuadas.

Qualquer um que tenha uma conexão de internet poderá ser um nó de Bitcoin bastando instalar um software que pode ser o Bitcoin Core, que fun…