Pular para o conteúdo principal

Stablecoins (USDT Tether), Moedas Estáveis e porque elas não funcionam



Para nós refletirmos e entendermos por que as Stablecoins não funcionam devemos primeiramente ter um entendimento de como a descoberta de preço funciona nas exchanges.

As stablecoins mais populares que temos são USDT - Tether da Bitfinex, USDC da Circle (Poloniex) e TrueUSD da TrustToken Team, somente para citar algumas.

Após estar exposto e envolvido em trading de criptomoedas desde final de 2016 com as experiências e aprendizados que tive e principalmente com este ultimo acontecimento que presenciei com dinheiro meu em USD Tether, tive aquele momento de elucides, "caiu a ficha" e finalmente compreendi por que não devemos usar stablecoins.

Bom, para ilustrar melhor meu ponto, vamos começar pelo livro de ordens ou ofertas que geralmente está disponível em todas as exchanges.

O livro de ofertas é algo bem simples de entender, mas quando abrimos ele juntamente com o gráfico de profundidade do mercado, assusta um pouco, mas não é um "bicho de sete cabeças". O livro de ofertas são duas tabelas com os preços que as pessoas estão ofertando para comprar e vender um produto qualquer, é um leilão na verdade.

Segue livro de ordens na exchange Bittrex para comprar USD Tether com USD:

Em "BID (USD)" é o preço que as pessoas estão ofertando para comprar "SIZE (USDT)" é a quantidade de Tethers que as pessoas querem comprar e "TOTAL" é o custo em USD Dollar.

Ou seja, na primeira linha tenho uma pessoa que quer comprar 4018,491 USDT pagando somente 0,985 USD o USD Tether. Quer gastar 3958,2135 USD para comprar 4018,491 Tethers.

Isso significa que se alguém chegar com 4018,491 Tethers e vender para essa pessoa que quer comprar esses Tethers a um preço de 0,985 USD o Tether, agora neste exato momento da execução dessa ordem de compra o preço cairá para 0,985 USD o Tether.

Se alguém pretende vender ou até derrubar o preço do USD Tether para 0,957 USD o Tether, basta ter a soma da coluna "SIZE (USDT)" em Tether que neste caso são aproximadamente 380 mil Tether, então se alguem tiver 380 mil Tether e colocar uma ordem de venda a um preço de 0,957 USD o Tether, todas as ordens da figura acima seriam executadas e isso derrubaria o preço para 0,957 USD o Tether.

O mesmo funciona para a tabela do livro de ordens para quem quer vender Tethers:

Agora, para o preço subir, alguém tem que comprar esses Tethers da tabela acima com Dollars.

Para o preço subir para um 1 USD o Tether alguém terá que desembolsar 957 mil USD aproximadamente! 

Ou seja para o preço ficar estável os interessados nesta stablecoin, Bitfinex no caso do Tether, terá que estar presente nas exchanges onde o USDT é ofertado para ser convertido para Dollar, ou seja, a estabilidade das stablecoins depende exclusivamente da manipulação dos preços no livro de oferta das exchanges.

Para frisar: "A estabilidade das stablecoins depende exclusivamente da manipulação dos preços no livro de oferta das exchanges.

Vamos disser que a stablecoin assegura convertibilidade de 1 coin para 1 USD em qualquer que seja o preço nas exchanges. Ok, agora tenho a stablecoin X e quero converter para USD, onde eu envio essa stablecoin? Para uma carteira no site da stablecoin que diz que irá fazer uma transferência bancaria tradicional dos meus dolares? Bom nunca confiaria nisso, com certeza acabaria por vender minhas stablecoins na exchange com algum prejuízo.

Quando aconteceu a grande grande subida do Bitcoin no dia 15 de Outubro, estava correndo boatos e noticias (FUD) que a Bitfinex estava com problemas em relação ao Tether.



Para este artigo não interessa a causa, interessa somente o resultado, então ocorreu uma circulação de noticias que causou FUD generalizado em algumas pessoas, que muitos acusam a própria Bitfinex de ter causado este FUD para ganhar BTC lucrando com um possível "short squeeze" em outro artigo explico o que é short squeeze.

Realmente acho que foi isso mesmo, a exchange Bitfinex neste dia estava com um alto numero de shorts como mostra o gráfico abaixo:

O que aconteceu?, o Bitcoin cai bruscamente no dia 10 de Outubro, indicando que irá continuar a cair e romper a resistência dos 6 mil USD para baixo, os traders começam a vender ou short BTC para comprar novamente a 5 mil ou 3 mil USD, então como do nada sai uma péssima noticia sobre o Tether e os traders na exchange Bitfinex, Binance, Bitrrex e varias outras que tem os pares BTC/USDT entram em pânico e começam a comprar de volta os BTC para se livrar dos USDT e nisso as liquidações dos shorts começam a ocorrer e o preço em menos de 2 horas sobe 20% em relação ao Tether.


Se a Bitfinex orquestrou isso ou não, não podemos afirmar com certeza, mas o resultado desta operação foi que a Bitfinex acumulou muitos BTC do prejuízo dos traders em sua plataforma.

Bom, o problema dessa ocorrência é que agora o Tether que as pessoas estavam se livrando na Bitfinex, desvalorizou 14% e a Bitfinex terá que colocar mais USD para comprar os Tether vendidos e subir o preço do Tether para se igualar ao USD.

Dessa vez parece que o Tether está retornando ao valor de 1 USD, mas em uma próxima vez a Bitfinex pode não ter liquidez o suficiente para segurar uma queda do Tether. E se o Tether perder demanda, somente a Bitfinex não vai conseguir segurar o preço.

Para quem faz trading ou tem portfólio de investimentos em Bitcoin e outras criptomoedas, a melhor coisa a fazer é nunca usar as stablecoins.

O melhor é deixar uma porcentagem do seu portfólio em cripto e a medida que ele aumenta ou diminuí em relação ao seu portfólio total, você vai comprando ou vendendo mais BTC ou altcoins para rebalancear o seu portfólio.

Em próximos artigos falaremos mais sobre como fazer short em Bitcoin, como gerenciar portfólio de investimentos com criptomoedas sem precisar de stablecoins.  

Meu blog http://www.assuntotecnologia.com.br/

Meu Steemit https://steemit.com/@assuntotech

Twitter https://twitter.com/AssuntoT

Minds https://www.minds.com/carlosgb


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira experiência com a nova moeda Bitcoin

Um pouco do que aprendi e um pouco da experiência quando usei o Bitcoin pela primeira vez.

Bom, comecei por instalar o app bitcoin para Android, neste caso esse app é como se fosse uma carteira (wallet). O app que instalei é o Bitcoin Wallet por Bitcoin Wallet developers. Tem outros disponíveis.

Link do Bitcoin Wallet no Google Play.

O Bitcoin é uma cripto-moeda, ou seja uma moeda criptografada, não quero entrar em detalhes sobre a tecnologia que está por traz disso, mas essa cripto-moeda no caso Bitcoin, é código aberto, ou seja qualquer um pode ver alterar e contribuir para o desenvolvimento dessa moeda.

Ao contrário do FED (Federal Reserve) nos Estados Unidos e do Banco Central do Brasil, o Bitcoin é uma moeda descentralizada, que funciona através de nós espalhados pela internet, onde cada nó contém todas as transações efetuadas.

Qualquer um que tenha uma conexão de internet poderá ser um nó de Bitcoin bastando instalar um software que pode ser o Bitcoin Core, que fun…

O que é short selling e short squeeze?

Fazer um short selling em uma ação ou Bitcoin, nada mais é que uma aposta, você está apostando que o preço de um ativo caia, então você vende este ativo e quando o preço cair o suficiente você recomprar a mesma quantidade do ativo a um preço mais barato.

Simples assim, mas existe vários cenários que você pode executar o short selling:
Possuo o ativo Vamos supor que você tenha 1 Bitcoin e acredita fielmente que o preço vai para 3 mil USD, então você vende o seu Bitcoin por 6 mil USD, você terá um saldo de 6 mil USD em conta. Passado algum tempo, você estava certo e o preço caiu para os 3 mil USD então você recompra o seu 1 Bitcoin por 3 mil USD. Agora você terá 1 BTC mais 3 mil USD em conta, ou seja você obteve na operação um lucro de 50%.

Agora vamos supor que você venda 1 BTC por 6 mil USD para recomprar por 3 mil USD e o preço da uma guinada e dispara para os 7 mil, para não perder uma possessível super valorização do Bitcoin você recompra os seus 6 mil USD a 7 mil USD, antes, vo…

Wikileaks libera documentos onde sua TV pode ser uma escuta!

Wikileaks libera Vault 7: CIA Hacking Tools Revealed, documentos que demonstram que a CIA (Central Intelligence Agency) possui um arsenal de ciberataque que deixa qualquer organização terrorista e golpistas com inveja, como malwares, trojans, zero day exploits, controle remoto de malwares.

Resumindo, se tu for um suspeito ou inimigo do estado (terrorista, denunciante), a CIA já sabe o que tu anda planejando.


O que me chamou atenção nesta press release da Wikileaks é a capacidade da CIA de alterar estado de desligamento das TVs Samsung e transformar em escutas, quando aparentemente a tv estiver desligada, enviando os arquivos de áudio para um servidor da CIA.

Vamos acompanhar as manchetes dessa press release e falar mais a respeito.