Pular para o conteúdo principal

O que é short selling e short squeeze?



 
Fazer um short selling em uma ação ou Bitcoin, nada mais é que uma aposta, você está apostando que o preço de um ativo caia, então você vende este ativo e quando o preço cair o suficiente você recomprar a mesma quantidade do ativo a um preço mais barato.

Simples assim, mas existe vários cenários que você pode executar o short selling:

Possuo o ativo

Vamos supor que você tenha 1 Bitcoin e acredita fielmente que o preço vai para 3 mil USD, então você vende o seu Bitcoin por 6 mil USD, você terá um saldo de 6 mil USD em conta. Passado algum tempo, você estava certo e o preço caiu para os 3 mil USD então você recompra o seu 1 Bitcoin por 3 mil USD. Agora você terá 1 BTC mais 3 mil USD em conta, ou seja você obteve na operação um lucro de 50%.

Agora vamos supor que você venda 1 BTC por 6 mil USD para recomprar por 3 mil USD e o preço da uma guinada e dispara para os 7 mil, para não perder uma possessível super valorização do Bitcoin você recompra os seus 6 mil USD a 7 mil USD, antes, você tinha 1 BTC, mas agora com 6 mil USD poderá comprar somente 0.855 BTC ou seja perdeu 15% de seu Bitcoin.

Não possuo o ativo

Se você não possui o ativo, você pode geralmente alugar ou pegar o ativo em questão emprestado de alguém, que pode ser da exchange/bolsa ou algum usuário que está alugando este ativo.

Para isso geralmente você terá que ter saldo na corretora/exchange para dar como garantia ou seja terá que ter uma "margem" e agora você terá um preço de "liquidação" que é baseado no seu saldo em margem.

Exemplo você tem em margem 3 mil USD e pega emprestado 1 BTC que hoje está valendo 6 mil USD.

Você pega esse 1 BTC emprestado e vende por 6 mil USD, se o preço cair para 3 mil USD, você compra 1 BTC que agora está valendo 3 mil USD, devolve o Bitcoin emprestado e agora terá mais 3 mil USD em conta, totalizando 6 mil USD, um lucro de 100% em cima da sua margem de 3 mil USD.

Neste caso você arriscou 3 mil USD e obteve um lucro de 100% sobre o capital em risco, mas quando você vendeu o Bitcoin que pegou emprestado, a exchange seta automaticamente um preço de liquidação, que executará uma compra automática caso o preço vir a subir, desse um Bitcoin emprestado.

No exemplo acima o preço de liquidação após o 1 BTC ser vendido é o seu saldo em margem (3 mil USD) mais o valor conseguido na venda do Bitcoin (6 mil USD), que neste caso é 9 mil USD. Se o preço subir para 9 mil USD você é liquidado, a exchange compra o 1 BTC e você fica com ZERO de saldo, geralmente neste caso esse 1 BTC é devolvido para o dono.

Leverage 

Leverage, na verdade é um termo usado pelas exchanges, mas o funcionamento é o mesmo que o exemplo acima, você estaria dando como garantia os 3 mil USD para pegar emprestado 1 BTC que hoje valem 6 mil USD, você estaria fazendo um "leverage" de 2x, ou seja, estaria controlando duas vezes o saldo em margem.

Exemplo, você tem 3 mil USD em margem o preço do Bitcoin é 6 mil USD, e você quer fazer uma operação de short com um "leverage" de 10x, a exchange vai pegar o seu saldo em margem e multiplicar por 10 vezes que seriam 30 mil USD e venderia por você 5 BTC, se o preço subir para 6,6 mil USD você é liquidado e perde tudo, se o preço descer para 3 mil USD, você lucra 15 mil USD mais a sua margem, um lucro de 400% sobre o capital em risco.

Short Squeeze

Bom, geralmente as pessoas que trabalham com margem, elas usam uma ordem de "stop loss" que no caso de short selling seria uma compra automática pouco acima do preço de venda, para defender a margem do preço de liquidação, que no caso você perderia 100%.

Geralmente essa ordem de stop loss, fica acima de uma linha de resistência como mostra o gráfico abaixo.

 
Quando no mercado existe uma expectativa muito grande de queda e muitas pessoas estão fazendo short com margem, elas acabam colocando essas stop losses nas exchange em pontos óbvios como mostra a imagem acima. Se o preço por ventura subir e passar dessa linha de resistência ocorre um efeito cascata, onde as stop losses começam a ser executadas, geralmente comprado o ativo (Bitcoin no caso), a preço de mercado fazendo com que o preço dispare indiscriminadamente.


Quando isso acontece e principalmente quando acontece na Bitfinex, dizemos que isso é um short squeeze para lucrar em cima dos traders, pois essa margem que é perdida na recompra dos BTC acima da resistência fica como lucro para a exchange. 

Acho que é isso pessoal, espero que tenha ficado claro, qualquer dúvida, sugestão ou erros que tenha cometido ao escrever o artigo, não deixe de avisar nos comentários!

Meu blog http://www.assuntotecnologia.com.br/

Meu Steemit https://steemit.com/@assuntotech

Twitter https://twitter.com/AssuntoT

Minds https://www.minds.com/carlosgb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trybe.one a rede social que não consegui testar

Primeira péssima impressão que tive dessa plataforma, bom parece que foi programada por iniciantes em programação.

Fiz meu cadastro normalmente, mas o usuário aqui (eu) cometeu um erro, coloquei um email não existente no cadastro.

No momento do cadastro o formulário não pediu para confirmar o email, deveria ter tomado esse cuidado, pois para logar no site pela primeira vez, antes se deve responder a um email enviado pela plataforma.

Bom, segundo erro, o site não permite fazer um primeiro acesso sem antes ter que confirmar o email enviado pela a plataforma.

Ao digitar usuário e senha o site informa que para logar deve confirmar o email enviado para o email de cadastro.

Cliquei no link "click here to resend it" para enviar o email de confirmação novamente, mas meu email de cadastro está errado?!?

Neste momento o site deveria ter verificado que fiz pedido de reenvio de email e ainda não confirmei recebimento e estou tentando me logar novamente, então o site deveria ter cancela…

Primeira experiência com a nova moeda Bitcoin

Um pouco do que aprendi e um pouco da experiência quando usei o Bitcoin pela primeira vez.

Bom, comecei por instalar o app bitcoin para Android, neste caso esse app é como se fosse uma carteira (wallet). O app que instalei é o Bitcoin Wallet por Bitcoin Wallet developers. Tem outros disponíveis.

Link do Bitcoin Wallet no Google Play.

O Bitcoin é uma cripto-moeda, ou seja uma moeda criptografada, não quero entrar em detalhes sobre a tecnologia que está por traz disso, mas essa cripto-moeda no caso Bitcoin, é código aberto, ou seja qualquer um pode ver alterar e contribuir para o desenvolvimento dessa moeda.

Ao contrário do FED (Federal Reserve) nos Estados Unidos e do Banco Central do Brasil, o Bitcoin é uma moeda descentralizada, que funciona através de nós espalhados pela internet, onde cada nó contém todas as transações efetuadas.

Qualquer um que tenha uma conexão de internet poderá ser um nó de Bitcoin bastando instalar um software que pode ser o Bitcoin Core, que fun…